domingo, 3 de fevereiro de 2013

Opa Grüneberg Kartoffelpuffer (fritada de batatas do Vovô Grüneberg)


por Gustavo G. Boog

Lembro de meu avô Gottlob Grüneberg, que com muita paciência ralava um montão de batatas à mão, preparava a massa e fritava. Todos da família ficavam ao lado do fogão, cada um esperando a sua parte, que mal saia da frigideira era rapidamente devorada. A gente até queimava os dedos e a boca, mas a delícia era comer os Kartoffelpuffer bem quentinhos. E depois tínhamos que ficar elogiando o Opa, fazia parte da receita. Essa receita é um “torpedo calórico”, mas é simplesmente delicioso! No Brooklin Fest, no bairro do Brooklin em São Paulo, em Maio e Outubro, tem uma barraca onde se preparam e vendem os Kartoffelpuffer.

Ingredientes (para umas 6 a 8 pessoas)
2kg de batata para nhoque
Farinha de trigo
Ovos
Sal
1 ou 2 cebolas (opcional)

Recheios
Geléia de frutas vermelhas
Patê de ricota de diversos sabores
Cream Cheese ou requeijão

Preparo
Descascar as batatas e ralar no processador, pode ser mais fininho ou mais grosseiro (eu prefiro o grosseiro)
Se quiser, acrescente 1 ou 2 cebolas junto com as batatas. Dependendo do gosto você pode usar um pouco de alho, cenoura ou qualquer outro legume de seu gosto (eu pessoalmente prefiro só com as cebolas)
Acrescente nas batatas raladas, aos poucos, umas colheres de farinha de trigo, para a massa ir pegando consistência para a fritura. Meu avô não colocava ovo, mas eu acho que 1 ou 2 ovos ajudam a dar uma liga melhor na massa.
Numa frigideira grande coloque óleo, deixe esquentar bem e com uma colher grande coloque a massa, espalhando para ficar no formato mais redondo, com +/- 10cm de diâmetro. Não se preocupe, pode ficar irregular ou ovalado, focará uma delícia da mesma forma.
Como eu sou meio (?) impaciente, coloco uns 4 ou 5 puffer para fritar ao mesmo tempo.
Vá virando até ficar dourado.
Tire da frigideira e coloque numa travessa forrada com papel absorvente para retirar o excesso de óleo
Deixe esfriar um pouco (isto é, se não avançarem antes e comerem ainda muito quente)
Eu pessoalmente gosto dos puffer assim. Uma cerveja acompanha bem esse prato

Os puffer podem ser servidos com recheios, doces ou salgados, vai do gosto de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário