terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Oma Maus Kalte Suppe (Sopa fria da Vovó Maus), por Gustavo G. Boog


Esta é uma sobremesa gostosa, não muito doce, feita com frutas secas. Ela me traz boas lembranças de minha infância, quando minha avó, a Oma Maus preparava. Essa é uma receita europeia, acho que servida na época de inverno quando não havia frutas frescas para servir
 
Ingredientes (isso não precisa ser rigoroso, siga sua intuição)
250g damasco seco (argentino e/ou turco)
250g ameixa seca sem caroço (pode ser mais)
A seu critério pode acrescentar outras frutas secas como uva passa preta e branca, pera, banana, maçã ou outra
Quando não tenho todas essas frutas, eu costumo colocar umas 3 ou 4 maçãs frescas, cortadas em cubos
Canela em pau
Cravos (não exagere)
Maizena
 
Preparo
Picar as frutas grosseiramente, em pedaços não muito pequenos
Colocar tudo numa panela e cobrir com água
Colocar junto o cravo e canela
Quando tiver cozido por uns 30min acrescente à fervura um copo de água com umas 2 ou 3 colhes de maizena, isso dá uma consistência menos líquida. A Maisena deve ficar bem diluída na água para não encaroçar
Se quiser, acrescente um pouco de limão para dar um gostinho um pouco mais ácido
Em geral não há necessidade de acrescentar açúcar, mas se quiser coloque um pouco
Deixe esfriar e coloque na geladeira
Sirva gelado. Pode ir junto com um sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário